Windows x Linux

O desafio era "ressucitar" uma máquina antiga, com recursos limitados. A configuração: Mobo pcchips M810, processador Duron 750, 128 mb ram, HD 10 gb e gravadora de cd. Conexão discada. Com essa configuração o pc mal rodava o windows me.

Resolvidos os problemas de hardware, que passaram pela troca da fonte, limpeza da mobo e pentes de memória com limpa-contatos, troca da bateria e atualização da bios, passei para o software. E antes de qualquer crítica, não passo de um usuário comum.

O linux foi a escolha natural. É estável, consome menos recursos de hardware e, por isso, ideal para máquinas antigas, como dizem os geeks. Comecei com o Kurumin. A configuração é bem simples. Mas a máquina só "aceitou" a versão 3.0, sendo que a atual é a 7.x. Portanto, o pacote de programas estava completamente desatualizado, especialmente os navegadores para internet e os programas compatíveis com o msn. Não consegui fazer as atualizações com o apt-get. Baixar e instalar programas em ambiente linux da maneira convencional, como no windows, é uma verdadeira tortura. Com conexão discada, então, impossível.

Passei para o Ubuntu, um dos mais usados no mundo. Ou o mais usado. Tem uma interface gráfica bonita, visual clean. Parece tudo de bom. Mas não serve pra conexão discada. Só banda larga. Por isso foi descartado. Outras distribuições ofereciam desafios ainda mais difíceis, como configurar o modem "à mão" e outras que eu nem conseguiria instalar com meus conhecimentos de usuário comum.

A solução foi uma versão do xp super enxuta, chamada "windows xp lite 3", que pode ser encontrada para download no link http://www.snk-neofighters.com/forum/index.php?showtopic=14369&st=60. Ele tem a estabilidade do win_xp original e o desempenho foi bem satisfatório, apesar das limitações do equipamento. O pacote de programas é bem atual. Tenha seus drivers à mão porque ele não vem com nenhum, o que não é nenhum sacrifício pelo resultado que ele apresenta. Em tempo, não tem nada a ver com aquela horrível versão "starter edition" feita pela microsoft.

Minha conclusão é de que apesar de ser um sistema aberto, e gratuito, o linux ainda não amadureceu o suficiente para o usuário comum. Torço pra que isso aconteça logo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casar pra que?

Bambi? Só se for macho.

O caso Rafinha Bastos