Dilma, Isabella e Índios

Três assuntos me chamaram a atenção hoje:

Ministra Dilma Roussef: pressionada, disse que teve orgulho de mentir enquanto esteve presa e foi torturada pelos órgãos da ditadura militar, pois dizer a verdade naquelas circunstâncias significava a morte de seus pares. Se saiu tão bem que o verdadeiro motivo pelo qual ela estava lá, a história do tal dossiê, foi praticamente esquecida. Ainda conseguiu aumentar sua cotação para se candidatar a suceder o companheiro presidente.

O caso Isabella: a comoção popular, insulflada pela mídia, se transformou em histeria coletiva.
Sem dúvida é uma tragédia terrível, que agride o senso comum. Mas porque a indignação da sociedade não é a mesma quando se trata de crianças que vivem em favelas ou outras regiões pobres, onde constantemente são vítimas de agressões tão graves quanto a que vitimou a pobre Isabella, abandono material e moral, exposição à criminalidade, exploração sexual, e até tortura? A tragédia de Isabella é maior que a das crianças, adultos e velhos que morreram e continuam a morrer de dengue no Rio de Janeiro, sem atendimento médico adequado?

Índios: essa noite, em reportagem do Jornal da Globo, assisti, perplexo, ao inconformismo de uma associação de moradores de um bairro altamente valorizado na cidade de Niterói-RJ, cujo nome não me recordo agora, com pequeno grupo de índios Guarani que lá voltaram para ocupar parte de uma área que, historicamente, lhes pertencia. Se não me engano, são apenas 3 ocas.
Recorreram ao Ministério Público Federal, pois os índios estariam causando danos ao meio ambiente, uma área de proteção ambiental. Querem que os índios saiam de lá, para proteger o meio ambiente. Índios causando danos ao meio ambiente...

Comentários

In Pressões disse…
oi sumido sobrinho desnaturado! É muito legal essa história de blog né? E o seu é uma gracinha. Vou adicionar ao meu, ok? Bjos!

Postagens mais visitadas deste blog

11.10.11 - 01.01.21

Casar pra que?

O caso Rafinha Bastos