Pensar...

Hoje estava conversando com uma moça muito inteligente e no final ela me disse:
- Pense no que eu falei!
E devolvi com uma pergunta:
- Ok. Mas o que é pensar? Será que eu sei fazer isso mesmo?
E ela me respondeu com um link de pesquisa do google. A expressão de busca era "o que é pensar?"
O primeiro link vinha com a seguinte definição:

Pensar, na significação etimológica do termo, quer dizer sopesar, por na balança para avaliar o peso de alguma coisa, ponderar. (BUZZI, A. R. Introdução ao Pensar, p.11.)


Obviamente não fiquei satisfeito. Fui buscar nos dicionários on-line. O uol tem o Houaiss e o Michaelis. Mas como eu não sou assinante, e a conta que eu compartilhava com minha namorada, sem colaborar com um centavo, não estava funcionando, fui buscar dicionários pela web. Encontrei um site muito bacana, http://www.dicionarios-online.com/ Lá tem um monte deles, para todos os gostos. Vale a pena dar uma olhada. No dicionário de português.com encontrei a seguinte definição:

Pensar
v.t. e v.i. Processo pelo qual a consciência apreende em um conteúdo determinado objeto; refletir; formar, combinar idéias. / Meditar, raciocinar. / Supor, cuidar, imaginar. / Cogitar, planejar.

Gostei mais desta. Especialmente de refletir, meditar e raciocinar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

11.10.11 - 01.01.21

Casar pra que?

O caso Rafinha Bastos