SUV? Não, obrigado!

Parece que um grupo de "ecoterroristas", ou "ecoloucos" tocaram fogo em uma concessionária da Land-Rover em São Paulo, por considerarem esses carros altamente lesivos ao meio ambiente.

Não concordo com esses métodos, mas há tempos venho dizendo que esses carros são umas trapizongas que só servem para poluir. A maioria não me leva a sério.

Pois bem, na reportagem do IG sobre o suposto atentado contra os Land Rover, diz-se que:

"Recentemente, o Ministério do Meio Ambiente divulgou um amplo estudo com a lista dos carros mais poluentes vendidos no Brasil e, nas três primeiras posições, ficaram as SUV’s e pick-ups. O ranking de emissão de poluentes, que contou com mais de 400 carros produzidos em 2009, compara os níveis de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, responsáveis por 99% da poluição veicular.

“A resposta para o maior consumo de combustível pelas SUVs é simples e previsível”, diz Arnaldo Alves Cardoso, professor do Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para se locomover na mesma distância com um carro popular, proporcionalmente gasta-se muito menos combustível do que o utilizado pelos veículos mais pesados, que contam com ar-condicionado e outras tecnologias que contribuem para o aumento de sua massa bruta. “Esse é o princípio científico básico para explicar a questão, o que faz com que os carros de grande porte realmente sejam considerados os grandes vilões do aquecimento global pelos ambientalistas”, completa.

Segundo ele, menos de 1% do combustível do tanque é gasto para transportar os passageiros de um automóvel. “O restante é utilizado no desempenho energético do próprio veículo e, quanto mais pesado e complexo, mais gases do efeito estufa serão lançados na atmosfera. Trata-se de uma simples questão de consumo, da quantidade de combustível queimado no motor”, acrescenta Cardoso."

Eu, que já não gostava dessas porcarias, agora gosto ainda menos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

11.10.11 - 01.01.21

Casar pra que?

Como as nossas mães