Brasil, respeito é bom e nós gostamos!!!

Inglaterra quer vigiar saída de brasileiros em Cumbica
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/08/15/ult4469u29671.jhtm

O governo britânico quer impor aos brasileiros a necessidade de visto de entrada, a partir de 2009, e admite até criar um constrangimento diplomático para que isso ocorra.

Conforme adiantou o jornal O Estado de S. Paulo, o primeiro passo foi dado há dois meses, quando o Brasil foi colocado, sem nenhuma negociação prévia, numa lista de países "suspeitos" - pelo alto índice de imigrantes ilegais ou de outros crimes. O Reino Unido exige ainda que o País aceite "mecanismos de mitigação", como colocar um policial britânico na imigração do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Esse "oficial de ligação internacional" daria treinamento às companhias aéreas sobre passaportes e identificação de fraudes. Exige-se também que as agências de turismo, para que não funcionem como "facilitadoras" de ilegais, entrevistem os clientes e não vendam passagens a quem apresentar indícios de que não seja um "visitante genuíno" - empresário, turista ou estudante.

No dia 3 de julho, em carta entregue pessoalmente pelo embaixador Peter Collecott aos ministros Celso Amorim (Itamaraty) e Tarso Genro (Justiça), o governo britânico explicita a ameaça. "A menos que trabalhemos juntos nos próximos seis meses, não teremos outra opção a não ser introduzir um regime de vistos para o Brasil."

O governo brasileiro considera "inaceitáveis" as propostas do Reino Unido e mandou dizer que não aceita "tutelas" nem prazos unilaterais. O Ministério da Justiça comunicou ao embaixador britânico, Peter Collecott, que considera a volta do "regime bilateral de vistos" um "retrocesso no contexto das densas e tradicionais relações anglo-brasileiras".

O Brasil sempre recebeu imigrantes de todas as partes do mundo de braços abertos. Acolheu e deu oportunidade a todos. Portanto, acho inaceitável a postura que esses países, especialmente os da União Européia, vem adotando contra o Brasil. A Inglaterra acaba de se juntar a Espanha na minha lista de países de tratam brasileiros de forma hostil, os quais não pretendo visitar tão cedo. Me contento com essa foto do London Eye...


(Perguntar não ofende) Será também que eles querem evitar outro caso como o do João Charles de Menezes, "executando" eventuais suspeitos aqui mesmo no Brasil?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

11.10.11 - 01.01.21

Casar pra que?

O caso Rafinha Bastos